Planetarian – Review


Bom… Como eu ainda não consegui ver os epis de Nurarihyon no Mago que perdi, e como também estou sem saco pra ver animes porque tenho muito na lista, e mesmo que eu quisesse, isso não daria muito certo, já que os dois pcs aqui de casa foram formatados … As coisas não estão dando muito certo pra mim >: algumas sim, outras não, mas enfim, não é pra falar da minha vida.

Ah, e só um rápido comentário: Minha prova é amanhã, ou seja, depois de amanhã vou estar livre e vou finalmente fazer a review de NuraNura! Desculpa pela demora ~

Primeiramente, vamos aos dados:

Nome: Planetarian ~Reverie of a Little Planet~ (Planetarian: Chiisana Hoshi no Yume)
Tempo que levei pra jogar: 4~5 horas
Ano em que foi lançado: 2004
Produtora: Key
Gênero: Drama, Psicológico,  Ficção Científica, Pós-Apocalíptico.
Nota: 10/10

Bom…. Primeiramente, devo dizer que eu não esperava que Planetarian fosse TÃO bom assim, e fazia um belo tempo que eu não chorava com NADA, e Planetarian me fez chorar até quando fui dormir… E eu simplesmente amei a história.

Música

Não tem uma “OP cantada”, nem sei se posso chamar de OP, mas a música no começo, com a voz da Yumemi.
“What do you think about the planetarian?”
“That beautiful twinkling of eternity that will never fade, no matter when.”
“All the stars in the sky are waiting for you.”
“What do you think about the planetarian?”
… Bom, de resto, só posso dizer que amei a OST, eu baixei ela só pra ficar ouvindo várias e várias vezes, mesmo sendo pequena… Já que, bom, é pequeno.

Traço

E-ji Komatsu, bom, eu não sei dizer se gosto ou não do traço dele. Pelo menos em Planetarian, eu adorei a colorização e traço, pelo menos ficou bem melhor que o traço de Itaru Hinoue (bom, o traço melhorou atualmente e a colorização também, mas na época, não era lá essas coisas…) Então, ótimo.


História & Personagens

Ok, Planetarian é uma Kinetic Novel (Uma espécie de Visual Novel, só que sem interação nenhuma, ou seja, não há opções pra vocês) onde existem apenas dois personagens, em um mundo pós-apocalíptico. Devido a diversas guerras que aconteceram no mundo que simplesmente acabaram com a natureza, digamos assim, e depois da falha no Projeto de Exploração Espacial, a humanidade foi praticamente completamente devastada, já que a Terra já não fornece os recursos necessários para abrigar formas de vida, graças às guerras, e ainda por cima, há uma chuva constante causada por uma explosão nuclear gigantesca. Os poucos humanos que sobreviveram, são os “junkers” (lixeiros?) onde seu dia-a-dia não tem outro sentido a não ser tentar sobreviver. O protagonista é um desses lixeiros, e em um dia desses, quando estava em mais um dia de luta, acabou entrando em um planetário, onde encontrou um robô que ainda funcionava: Reverie (Yumemi, na versão original).


Antes de tudo, quero dizer que: não tem nenhum romance entre o protagonista e a robô (bom, pelo menos não explícito, e eu não vi nenhum romance nos dois…) A história é um tanto pequena, mas posso dizer que é muito bonita. Quando chega no final, então…

Personagens, só 2: O protagonista e a Reverie. Não é uma história grande pra ter um grande desenvolvimento, mas teve um pequeno desenvolvimento entre os dois, pelo menos da parte do protagonista, que acabou se demonstrando ser muito grande pelo final.

Conclusões

Planetarian é uma Kinetic Novel bem … melancólica, mesmo nas partes “felizes”, ainda tinha um ar de tristeza. A música, claro, ajuda muito nisso, e ajuda de uma forma espetacular. Eu não sei muito o que dizer; Eu só queria dizer que se você sabe inglês, tem tempo, e gosta de dramas ou de histórias pós-apocalípticas, deveria dar uma chance pra Planetarian.

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Jessy
    out 17, 2010 @ 16:07:10

    Nhai, eu achei realmente interessante =D

    Responder

  2. Nougran
    out 22, 2010 @ 21:05:40

    Tambem achei interessante … ^^

    Hum … espero ancioso pela volta das reviews …
    =)

    Responder

  3. Yuu
    out 22, 2010 @ 21:22:16

    Hehe, deveriam jogar/ler então u_u sério!

    E Nougran, pode deixar, acho que amanhã ou depois de amanhã (porque amanhã tenho trabalho) vou tentar dar um jeito de ver todos os epis que terminei, só não vejo agora porque não to no meu pc…

    Responder

Deixe uma resposta

