Usina solar no espaço


E a Saa volta com mais uma tão esperada (ou não) notícia vinda do nosso amado Japão! Eu disse que ia postar, não disse? De novo, a demora pra ter postado é culpa da sociedade capitalista gripe suína. Basicamente, eu recebi minhas notas e resolvi me esforçar para… manter meus pais longe das escola (e do telefone)! Se eu tiver sorte, eles não vão saber de nada até assinarem um papel que vai dizer que eu consegui recuperar tudo =D (ou será que não?)

Ok, ok, já deu de problema meu aqui. E, agora, vamos à notícia: cientistas malucos japoneses pretendem criar uma usina solar no espaço!

casa com painéis solares

Foi isso que os japas pensaram: a usina que eles pretendem construir teria potência de 1GW. Isso é suficiente para sustentar tipo 295 mil casas de Tokyo, além de ser uma bela alternativa pra queima de combustíveis fósseis (pelo jeito usinas hidrelétricas/eólicas tão em baixa ali…), que vão acabar daqui a algum tempo. E os japas tão mesmo pensando no futuro: esperam que o projeto vire realidade daqui a 30 anos, sendo que 4 deles vão ser usados pra pesquisar uma maneira de transferir a energia da usina pra lá usando não cabos, mas microondas.

Vocês ainda não entenderam por que eu disse que esses cientistas são loucos, certo? Bom, pra produzir tanta energia, seria preciso mandar pro espaço uma usina com 4km² só de painéis solares. A gente tá falando da área de uma bela fazenda. Lembram de Chico Bento? E do Genesinho, aquele riquinho irritante que sempre tentava conquistar a Rosinha com dinheiro? Bom, digamos que é do tamanho da fazenda dele. Começaram a achar complicado? Isso porque vocês ainda não viram o PREÇO, né? Lançar um foguete custa cerca de 10 bilhões de ienes (200 milhões de reais). Agora, pra levar tudo aquilo para o espaço e montar lá, o preço calculado foi de 2 TRILHÕES de ienes (40 bilhões de reais). Agora entenderam, né? Mesmo com a ajuda mais do que bem-vinda do dinheirinho rico da Mitsubishi Eletric Crop. e da IHI Corp, além de se pá o suado dinheiro dos pobres japas que vem na forma de impostos, 40 bilhões de reais é MUITO dinheiro. Mas, bom, se eles conseguirem o dinheiro e o projeto dar certo, vão ter descoberto um ótimo modo de conseguir energia (bom pra eles, a gente já tem rio o suficiente mesmo…). Só quero ver como vai ser a manutenção…

Saa

[Via Bloomberg]

Deixe uma resposta

